Todas as coleções
Emissão de notas fiscais
Presto ou vou prestar serviço para o exterior. O que é invoice?
Presto ou vou prestar serviço para o exterior. O que é invoice?

Invoice / prestar serviços para fora do país / Swift code / Emitir nota para fora do Brasil

Léia Lucena - Sucesso do Cliente avatar
Escrito por Léia Lucena - Sucesso do Cliente
Atualizado há mais de uma semana

O que é invoice?

É um documento que tem o objetivo de comprovar uma transação no exterior e deve ser emitida sempre que um serviço for prestado para outro país. Não existe um modelo padrão a ser seguido, cada empresa pode criar o seu modelo, porém, é obrigatório conter as seguintes informações:

- Nome completo do cliente tomador de serviço

- Endereço completo da empresa

- Data da transação

- Forma de pagamento

- Descrição da venda ou mercadoria

- A moeda que foi utilizada no serviço

É importante se atentar na hora de compartilhar os dados da conta bancária para o tomador, é necessário enviar também o swift code.

Swift code (ou BIC) é usado para identificar bancos e instituições financeiras no mundo inteiro. É através desse código que o empresário terá garantia que receberá na conta correta pelo serviço prestado.

Geralmente, o código SWIFT ou BIC pode ser encontrado no seu contrato bancário, extrato ou na seção de transferências internacionais do banco.

A invoice não é válida como nota fiscal, é apenas um documento que acompanha a nota para o exterior.

Veja um exemplo de Invoice:

Como emito nota fiscal para uma empresa do exterior?

A emissão de nota fiscal é obrigatória tanto para operações dentro do Brasil, como para fora do país, com o objetivo de ter o rastreio fiscal da operação. Se sua empresa presta serviços para clientes do exterior, é necessário emitir a Nota Fiscal de Serviço e informar o país do tomador, para garantir a legalidade da operação.

Como ficam meus impostos ao prestar serviço para o exterior?

IRPJ - imposto de Renda de Pessoa Jurídica e a CSLL - contribuição Social sobre o Lucro Líquido, são tributos que devem ser pagos.


PIS e COFINS: eles podem sofrer isenção, não haver incidência, ter valores deduzidos ou compensados de outros tributos federais, ou ainda ressarcimento em dinheiro.

IOF: Em 14/03/2022 foi assinado um decreto que progressivamente zera o Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF) sobre câmbio até 2029.

Qual a melhor forma de receber dinheiro do exterior?

Você precisa abrir sua conta bancária jurídica em um banco que autoriza esse tipo de transação ou utilizar uma plataforma que permita o recebimento na sua conta. Vale revisar as taxas que são cobradas pelas principais instituições financeiras do país.

Como é definido a conversão da moeda?

O valor do dólar (por exemplo) é travado de acordo com a emissão da Invoice. Se for emitida hoje, por mais que o pagamento seja daqui a 10 dias, o valor de cotação será a de hoje.

Ficou com alguma dúvida? Nossos canais de atendimento:

Por e-mail, para [email protected]

Pelo WhatsApp: (11) 98811-5025

Respondeu à sua pergunta?