Todas as coleções
Emissão de notas fiscais
Emissão de nota fiscal de serviços - GINFES
Emissão de nota fiscal de serviços - GINFES
Vanderson Silva avatar
Escrito por Vanderson Silva
Atualizado há mais de uma semana

No site para emissão de notas, vá em Acesso Exclusivo > Prestador

Selecione a forma de acesso por CNPJ, na sequência informe os dados de acesso ao sistema:

Dica importante:

Após efetuar o acesso no sistema de emissão da nota fiscal, você já pode buscar nos seus dados cadastrais os códigos de serviços e alíquotas que irá informar no momento da emissão da nota, abaixo iremos demonstrar o caminho, caso já possua esses dados, pode ir direto para nosso passo a passo de emissão, clicando aqui:

Conforme ilustração abaixo, após logar no sistema, você irá no campo de "Manutenção" e depois em "Dados Cadastrais". Esta tela estará com os dados da sua empresa:

Depois você irá descer na barra de rolagem até o campo de enquadramento, onde constarão os seus códigos de serviços cadastrados e a alíquota para cada um deles, conforme exemplo abaixo:

*Lembrando que a imagem abaixo é apenas um exemplo, você deve utilizar os dados que constam no cadastro da sua empresa.

EMISSÃO DA NOTA FISCAL DE SERVIÇOS

Ao realizar o acesso ao sistema, será direcionado para a página inicial e deve clicar em “Emitir NFS-e”:

Pesquisa/Cadastro do Tomador de Serviços:


  1. O primeiro passo é realizar a busca do CPF/CNPJ do tomador;

  2. Caso possua cadastro nessa prefeitura, os dados do tomador serão preenchidos de forma automática no passo 1, caso não tenha, será necessário preencher Nome/Razão Social, endereço completo, e-mail e telefone; e

  3. Para o cadastro de novos tomadores, deve sempre optar para cadastrar o tomador, assim ele ficará salvo e não será necessário preencher todas informações novamente em outro momento.

Dados dos Serviços Prestados:

  1. Competência:

    1. Informar a data do dia da emissão da nota.

  2. Local da prestação do serviço:

    1. Informar o Estado e Município da sua empresa (O campo vem pré-preenchido).

  3. Código do Serviço:

    1. Informar o código de serviços da sua empresa (os códigos de serviços cadastrados na empresa você encontra na tela de pesquisa ou seguindo o passo a passo que lhe ensinamos no início deste artigo).

  4. Alíquota:

    1. Informar a alíquota de ISS da sua empresa (a alíquota de ISS do serviço você encontra na tela de pesquisa ou seguindo o passo a passo que lhe ensinamos no início deste artigo).

  5. Descrição ou código do serviço:

    1. Insira a descrição e informações do serviço prestado. Exemplo: valor referente à prestação de serviços no mês 10-2020. Lembrando que alguns de seus clientes podem pedir uma descrição específica na nota, confirme com ele.

Dados de Construção Civil:

Campo específico para empresas de engenharia e arquitetura que possuem obra cadastrada na prefeitura, se não for o seu caso, pode desconsiderar e deixar em branco.

Para empresas de obras, engenharia e arquitetura, será necessário cadastrar a obra no GISSonline da empresa, esse cadastro você aprende a fazer clicando aqui. Após efetuar o cadastro da obra, será necessário que realize novamente o login neste sistema, para que as informações sejam atualizadas e a obra conste neste cadastro.

Valores, Impostos Federais e Totalizador:

Para as empresas do Simples Nacional, você deve informar apenas o valor total do serviço prestado, ou seja, o valor da nota fiscal que irá emitir.

Após efetuar os procedimento listados acima, você irá para o campo "Próximo Passo", onde precisará apenas revisar os dados e concluir a emissão da nota fiscal.

Respondeu à sua pergunta?