Nome Fantasia - o que é?
Vanderson Silva avatar
Escrito por Vanderson Silva
Atualizado há mais de uma semana

De forma resumida, o nome fantasia é o nome popular ou a marca da sua empresa, ou seja, o nome que você utilizará para divulgação, na fachada da empresa e em campanhas de marketing e campanhas comerciais. Abaixo responderemos algumas perguntas referentes ao nome fantasia:

Nome fantasia é a mesma coisa que razão social?

Não, razão social é o nome jurídico da sua empresa, ou seja, nome de registro dela em órgãos, como a junta comercial, e documentos, como contrato social. Você pode obter mais informações em nosso artigo específico sobre razão social clicando aqui.

O nome fantasia constará no meu CNPJ?

Sim, é facultativo incluir o nome fantasia da sua empresa no cartão CNPJ (comprovante de inscrição do CNPJ)

Ter um nome fantasia significa ter uma marca registrada?

Não, para que seja uma marca registrada da empresa, o nome fantasia deve ser registrado junto ao órgão competente para registros de marcas, o INPI. Para esse registro, recomendamos que solicite o serviços de uma empresa de assessoria em registros de marcas.

É importante consultar a existência de outras empresas com o mesmo nome fantasia?

Sim, é recomendável e importante consultar se já existe outra empresa que faça o uso do nome fantasia que você escolheu para sua empresa, evitando assim transtornos futuros com alterações do nome ou até mesmo disputas judiciais com outra empresa que já use o nome e tenha a propriedade do mesmo. Para este caso, também recomendamos que solicite serviços de empresas de assessoria em registros de marcas.

O registro do nome fantasia no INPI é obrigatório?

Não, mas com o registro do nome no INPI o torna uma marca registrada, sendo agora propriedade da empresa que o registrou tornando o uso do nome exclusivo pela sua empresa, além disso a marca recebe o símbolo de registrada ®.

Respondeu à sua pergunta?